Medir e melhorar o desempenho de um site

Os gestores empresariais e estrategistas económicos tradicionais sempre tiveram à sua disposição uma variedade de métodos para medir e avaliar o grau de sucesso dos objetivos empresariais. Por exemplo, um aumento na produtividade, iniciativas de redução de custos, cumprimento de determinadas metas de vendas ou o impacto de uma campanha publicitária são todos objetivos que podem ser medidos metodicamente e diretamente ligados a um nível quantificável de sucesso dentro de um período de tempo específico. Depois, à medida que as empresas atingem com sucesso os seus objectivos de curto prazo, são capazes de estabelecer e prosseguir iniciativas de médio ou longo maua imoveis prazo.

Quando os mesmos gestores e estrategas de negócios que estão habituados a operar em ambientes tradicionais e, portanto, muito familiarizados com a gestão e classificação de clientes, cálculo de índices de penetração, medição de rentabilidade e previsão de vendas, se deparam agora com o novo paradigma de um negócio virtual, eles parecem esquecer que muito do que já sabem e fazem, incluindo o uso do bom senso, é igualmente aplicável a uma economia online. No entanto, em muitos casos, é muito difícil ver como o website de uma empresa se alinha com a sua estratégia geral de negócios e, em casos extremos, o único propósito de um website é proporcionar à empresa uma presença na selectimob Internet.

Esta realidade é ainda mais paradoxal se olharmos para o facto de que a Internet, devido à sua base tecnológica e natureza altamente interactiva, proporciona o terreno ideal para testar rapidamente novas ideias, medir de forma barata os seus resultados e obter sem esforço feedback directo dos clientes para orientar futuras mudanças ou melhorias. Vejamos, portanto, alguns factores que nos permitirão medir o desempenho de um site em termos do seu ROI, e também algumas estratégias que os nossos gestores de negócios tradicionais terão de estabelecer para garantir que o mesmo nível de sucesso que eles estamos acostumados também é alcançado em uma economia virtual online.

1. Um site deve estar totalmente alinhado aos objetivos estratégicos corporativos

Os objetivos de um site devem seguir de perto a estratégia geral da empresa, estabelecida pela sua gestão executiva. Portanto, quando o termo website é utilizado, ele não deve ser interpretado como uma peça da Tecnologia da Informação (TI) ou dos sistemas computacionais da empresa. Em vez disso, o termo website deve desencadear e ser identificado com conceitos como Marketing, Vendas, Recursos Humanos, Atendimento ao Cliente, Suporte ao Produto, etc. Ou seja, se TI é o departamento responsável pelo website da sua empresa você deverá ter motivos de sobra para preocupar.